Vadias fazem ato público contra o machismo
Centenas de pessoas ligadas aos movimentos feministas e estudantis do Estado concentram-se, neste momento, na Praça do Derby. O ato público, que foi organizado através do boca-a-boca nas redes sociais, acontece em repúdio às declarações consideradas machistas por parte de um policial canadense, que orientou às mulheres que evitariam estupro se não se vestissem como "vadias" (sluts, em inglês).
A infeliz afirmação do oficial Michael Sanguinetti, em janeiro deste ano, ocorreu depois de diversos casos de abuso sexual em mulheres no campus da Universidade de Toronto. O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas da cidade canadense, motivando também organizações em Amsterdã, nos Estados Unidos ( Los Angeles e Chicago), na Argentina, entre outros. No Brasil, as manifestações começaram por São Paulo que se mobilizou no último dia 4, e ganhou o nome de primeira Marcha das Vadias.
O organizador da Marcha das Vadias em Pernambuco, o estudande de ciências sociais, Pedro Jesus, afirmou ter a idéia de mobilizar em Recife as pessoas no dia da marcha de São Paulo. Segundo ele, foram disparados convites pelo Facebook e ele recebeu 1,7 mil confirmações no site de relacionamento. O evento também tem apoio de organizações como a ONG SOS Corpo e o Forum das Mulheres de Pernambuco, que combatem o maxismo e o sexismo.
A cineasta Luci Alcântara que soube pelo Facebook do protesto, diz que aceitou prontamente a convocação. "Aceitei o convite e estou aqui hoje porque acho que é um ato para mostrar que a gente tem o direito de usar o que quiser e isso não pode ser motivo para abuso ou agressão", ressaltou.
Durante a concentração, o grupo de teatro As Loucas da Pedra Lilás fez diversas performances contra o machismo. Além disso, empunhavam cartazes com os dizeres "Jesus ama as vadias" e "Somos todas camareiras", em menção ao episódio envolvendo o francês diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss -Kahn, que desmentiu as acusações de assédio de uma camareira.
A Marcha das Vadias deve ganhar agora às 17h, as ruas do centro da cidade.
Fonte: Diario de Pernambuco