Vídeo de militares americanos urinando sobre cadáveres talibãs revolta afegãos
Soldados urinam sobre corpos e um deles ainda diz "bom-dia companheiro" | Foto: Reprodução Internet
Um vídeo postado no YouTube onde aparece militares norte-americanos urinando em supostos soldados talibãs mortos causou revolta no grupo rebelde. O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahed, afirmou que atos similares aconteceram nos últimos 10 anos. O grupo luta contra o governo do Afeganistão e seus aliados que integram a Otan, sob o comando dos Estados Unidos.
O corpo de infantaria da Marinha dos Estados Unidos informou que está realizando uma investigação sobre o vídeo.Conscientes de que estão sendo filmados, os soldados urinam sobre três corpos ensanguentados e um deles ainda diz "bom-dia companheiro". O vídeo, que tem imagens fortes, pode ser visto no YouTube.
Polêmica na prisão americana de Abu Ghraib no Iraque. Os maus-tratos cometidos por militares americanos não são um fato novo. Na campanha militar no Iraque, a prisão em Abu Ghraib ficou conhecida por torturas cometidas pela Marinha norte-americana.
Radicais iraquianos presos apareceram em fotos sendo torturados. As imagens mostravam prisioneiros com correntes no pescoço, pirâmides de homens nus, soldados evacuando em prisioneiros, ameaça com cachorros e masturbação.
Fonte: O Dia