Pyura chilensis, a bizarra natureza das rochas vivas

Você poderia passar junto a uma colônia de Pyura chilensis sem perceber que eles são mais do que apenas simples rochas da praia, mas se cortá-los ao meio você vai pensar que descobriu uma verdadeira espécime alienígena de aparência bizarra.

Popularmente conhecido como a rocha viva, o Pyura chilensis é na verdade um organismo estranho do mar que vive na costa rochosa do Chile e Peru.

Alimenta-se pela inalação de água do mar e filtragem de microalgas comestíveis através de um par de sifões. Tem sangue claro e pode acumular grandes quantidades de um elemento misterioso e raro chamado vanádio.
Foi descoberto que o sangue do Pyura chilensis contém 10 milhões de vezes mais vanádio do que a água do mar circundante, embora o seu papel no desenvolvimento da criatura é ainda desconhecido.

O organismo alienígena sempre nasce macho, mas com o tempo também desenvolve órgãos femininos, liberando ambos os óvulos e espermatozóides que se reúnem em uma nuvem fértil e formam pequenos girinos descendentes que, eventualmente, se deslocam para as rochas próximas e se desenvolvem.

Isso tudo é muito original e fascinante, mas não há realmente nada como ver uma dessas criaturas bizarras cortadas ao meio. O Pyura chilensis é coberto por uma espessa camada de celulose animal, mas por baixo encontra-se uma massa de tecido vermelho brilhante, que deixa os espectadores boquiabertos pela primeira vez.
Mais estranho ainda é que a matéria interna do Pyura chilensis é considerada uma iguaria. É também utilizado como um ingrediente para ensopados, e os locais descrever o sabor como "amargo", "sabão" ou "iodo". Isso não soa como uma iguaria para mim. Nativos chilenos e peruanos coletam o Pyura chilensis comercialmente há anos.

Bandeirinhas do Inusitados

free counters

  © Notícias Inusitadas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo