Bola de quebra-cabeça chinês é considerada o “cubo mágico” mais antigo do mundo
As bolas de quebra-cabeça chinesas são itens decorativos e ornamentados, que consiste em várias esferas concêntricas, em que cada uma delas gira livremente e são esculpidas a partir do mesmo pedaço de material. Ainda que sejam mestres escultores de marfim antigo, nos tempos modernos, eles podem encontrar essas bolas a partir do marfim sintético, da resina, madeira, jade e de outros materiais. Estas obras de arte detalhadas são normalmente feitas de, pelo menos, 3 a 7 camadas, mas a maior bola de quebra-cabeça do mundo é feita de 42 esferas concêntricas, todas encaixadas uma dentro do outra.
Então, como exatamente essas bolas de quebra-cabeça são feitas? Certamente requer muita paciência e uma mão muito firme. Mestres chineses giram uma bola sólida em um torno de uma ferramenta afiada e começam a fazer furos em direção ao centro dos objetos. Em seguida, usando uma ferramenta especial em forma de "L", eles começam a separar as bolas mais internas.
Esses objetos são tão delicados que só podem ser esculpidos à mão. Mesmo o menor movimento do pulso pode quebrar uma das camadas internas frágeis e arruinar dias de trabalho duro. Essas bolas são tão bem feitas e tão delicadas que não é recomendado tentar ajustá-las, alinhando os buracos, por exemplo, porque há o risco de danificar as esferas. Para tentar resolver o quebra-cabeça, o mais recomendável é manuseá-lo com palitos ou até mesmo com penas.
As bolas misteriosas, como são chamadas às vezes, são geralmente classificadas como amuletos de boa sorte por causa de suas decorações simbólicas e sua forma de um círculo eterno. As camadas podem simbolizar uma variedade de coisas, desde as quatro direções da bússola para os elementos naturais, até o dragão e a fênix (desenhados na camada externa), que correspondem ao equilíbrio ying e yang. Uma bola de quebra-cabeça decorada com estas duas figuras é conhecida por fortalecer o casamento e trazer sucesso e prosperidade.
Fonte: Ciências Online