Cientistas finalmente confirmam: O cancro é uma doença fabricada pelo homem!

Pode ser difícil de acreditar, mas um estudo recente mostra que o cancro é 100 por cento uma doença feita pelo homem, e que ela é causada por fenômenos modernos como a poluição e o consumo alimentar. 

Pesquisadores da Universidade de KNH de Manchester na Inglaterra, chegou a essa conclusão em 2010, depois de analisar restos e literatura do antigo Egito e da Grécia, bem como períodos anteriores, um estudo que incluiu também o primeiro diagnóstico histórico de cancro numa múmia egípcia. 

O estudo, publicado na época na revista Nature Reviews Cancer, observou que os investigadores encontraram apenas uma ocorrência de cancro ao investigar centenas de múmias egípcias. Além disso, eles descobriram muito poucas referências à doença na literatura , o que indica que os casos de cancro foram extremamente raros durante o período.
No entanto, após a Revolução Industrial, as taxas de cancro explodiram e, em especial entre as crianças, o que prova que o aumento dos casos não está exclusivamente ligado à vida mais longa. “Nas sociedades industrializadas, o cancro só perde para as doenças cardiovasculares como causa de morte. Mas, nos tempos antigos, era extremamente raro”, disse Prof. Rosalie David, da Faculdade de Ciências da Vida. “Não há nada no ambiente natural que possa causar cancro. Então isso tem que ser uma doença de origem humana, até a poluição e as alterações à nossa dieta e estilo de vida”. “A coisa importante sobre o nosso estudo é que dá uma perspectiva histórica a esta doença”, ela continuou. “Nós podemos fazer declarações muito claras sobre as taxas de cancro nas sociedades, porque temos uma visão completa. Nós observamos por milênios, e não cem anos, e temos massas de dados para comprovar isso.”

A pesquisa inclui o primeiro diagnóstico histológico de cancro numa múmia egípcia, que foi feita pelo Prof. Michael Zimmerman, professor visitante no Centro KNH, que é baseado na Universidade de Villanova perto de Filadélfia. Ele conseguiu diagnosticar o cancro retal numa múmia não identificada, uma pessoa “normal” que viveu no Dakhleh Oasis durante o período ptolomaico (200-400 dC). “Numa sociedade antiga sem intervenção cirúrgica, a evidência de cancro deve permanecer em todos os casos. A ausência de doenças malignas em múmias deve ser interpretado como uma indicação da sua raridade na Antiguidade, indicando que o cancro é causado por fatores ligados a sociedades afetadas pela industrialização moderna” disse Zimmerman. 

O cancro foi criado pelo homem moderno 

A equipa de pesquisa analisou a múmia bem como a documentação literária e provas do Egito antigo, mas apenas evidências literárias da Grécia antiga. A equipa também analisou estudos médicos de animais e restos humanos de períodos anteriores, que se estende por todo o caminho de volta para a era dos dinossauros. No geral, a evidência de cancro em seres humanos precoces e fósseis de animais, bem como os primatas não-humanos, é extremamente raro.

 Há apenas algumas dezenas de exemplos em fósseis de animais, ainda que estes são na sua maioria disputados. No entanto, houve uma descoberta do cancro metastático de origem primária desconhecida num fóssil edmontossauro, enquanto um estudo separado lista várias neoplasias possíveis – crescimentos novos e anormais do tecido em alguma parte do corpo, especialmente como uma característica do cancro – nos restos fósseis .
Alguns cientistas e pesquisadores médicos têm sugerido que a incidência rara de cancro na antiguidade era devido em grande parte aos tempos de vida curtos. Embora esta construção estatística seja precisa, seres humanos no antigo Egito não desenvolveram outras condições que afetam principalmente pessoas jovens. Outra explicação para a falta de tumores cancerígenos em tempos antigos é que os tumores possivelmente não eram bem preservados.

 Zimmerman executou alguns estudos experimentais que indicam que a mumificação realmente preserva as características de uma malignidade e, portanto, os tumores deveriam, na verdade, estarem mais bem conservados do que os tecidos normais. Ainda assim, apesar de centenas de múmias de todo o mundo que foram examinadas, ainda existem apenas duas publicações que mostram a confirmação microscópica de cancro. Exames radiológicos das múmias do Museu do Cairo também não conseguiram demonstrar evidência de cancro o que aponta que o cancro é uma doença moderna criada pelo homem.
Via Muito Fixe

Bandeirinhas do Inusitados

free counters

  © Notícias Inusitadas - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo